Análise da Fan Page Benefit Cosmetics Brasil

A Benefit Cosmetics é uma empresa de cosméticos voltada especialmente para mulheres. A marca é bastante famosa e influente no segmento. É interessante ressaltar que ela faz parcerias com blogueiras de moda, dessa forma  percebe-se que a Benefit se preocupa em estar dentro da internet. Quanto à Fan Page da marca no Facebook, existem alguns tópicos que merecem ser destacados:

1. Conteúdo

O conteúdo da página é limitado. A maioria dos posts são apenas para divulgar produtos da marcas, assim dificilmente acontece um diálogo entre a fanpage e suas seguidoras. Não há praticamente nenhum post feito apenas para dialogar e estabelecer uma relação de amizade. Para exemplificar, segue dois exemplos de posts.

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 Porém, apesar dessa limitação, a fan page possui um aspecto positivo que é a linguagem utilizada. A Benefit se comunica de forma bastante informal e chama suas seguidoras de “gals”, que é uma expressão informal da língua inglesa que significa “pessoa/garotas”

Além disso, é importante observar que em quase todas as publicações, a marca utiliza fotos e vídeos. Isso torna os post mais interessantes e demonstra uma preocupação da marca em levar informações mais completas (no caso, fotos dos produtos) para quem curte a página. Exemplos:

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2. Interação

Como já foi dito antes, a interação com os usuários é prejudicada por conta dos conteúdos postados que não abrem muito espaço para que essa interação ocorra. 

Porém, a marca responde algumas perguntas que os seguidores, porém não todas. Segue abaixo um exemplo de resposta que a marca deu na fan  page. É possível perceber que a resposta foi eficiente porém a Benefit não continuou respondendo as outras meninas que também comentaram.

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Ainda com esse exemplo, é perceptível o tempo de resposta que foi grande (principalmente quando se trata de internet).

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Para comprovar que o tempo de resposta é grande, fiz uma pergunta sobre o preço de determinado produto e em 1 hora a marca ainda não tinha respondido.Isso mostra que a marca possui uma deficiência nesse quesito.

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Mas, algumas postagens são interessantes e proporcionam uma aproximação entre marca e cliente, utilizando assim uma das maiores vantagens de ter uma Fan Page.

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3. Links

A Benefit coloca alguns links em sua pan page que redirecionam à outros conteúdos da fanpage, fora a linha do tempo (fotos, eventos) e outras plataformas (Instagram).

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Mas, nem todas funcionam como o esperado. O “About Benefit”, “Welcome”, “Comparações de produtos” e o “Brazil Email Sign Up” são páginas inexistentes. E quando se clica nelas aparece essa página:

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Isso é algo extremamente desvalorizador para a marca, pois transmite desleixo/desatualização.

 

4. Estrangeirismo

Não há nada mais irônico e errôneo do que uma página que se coloca como uma versão brasileira de uma página norte-americana e possui uma descrição em inglês e outros links (que por sinal estão quebrados) também em inglês.

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5- Conclusão

Dentre os problemas existentes, existem alguns que são imperdoáveis para a marca, como o tempo de resposta, os conteúdos que poderiam ser bem mais ricos e interativos e os links quebrados.

Com isso pode-se perceber que a marca tem tudo para ter uma Fan Page de sucesso : uma marca influente, clientes fieis e produtos de qualidade. Porém, é necessário que haja uma maior atenção para a manutenção dessa plataforma que pode ser uma poderosa ferramente de comunicação e vem se tornando indispensável para diversas marcas. 

 

 

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